É comum nós comemorarmos o aniversário de namoro todo dia 08 e dessa vez não foi diferente. Aproveitamos o feriado para almoçar no Taypá (
http://www.taypa.com.br/). Festejado restaurante em Brasília, primeiro lugar na categoria cozinha contemporânea e restaurante reveleção do ano (2011) segundo à revista Veja Brasília, localizado no SHIS QI 17 - Fashion Park - Lago Sul.
De segunda à sexta, o restaurente peruano oferece o almoço executivo, contemplando uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, por R$ 52,00.
Então, vamos aos pedidos... (eu e meu marido dividimos os pratos para podemos experimentar todos)
Antes, a casa oferece uma cesta de pães (quentinhos, fofos e com um leve sabor de queijo), com um patê de presunto e ervas (creme leve, bem saboroso, com um toque meio ardente no final).
De entrada, escolhemos o Ceviche Misto e a Causa de Camarón.
 |
Ceviche Misto (peixe fresco, polvo, lula, camarão com leite de tigre e pimenta amarela) |
O ceviche estava ótimo, as várias texturas (mariscos, milho torrado e em conserva, gengibre, cebola) e o azedinho da cebola com o leite de tigre (caldo de peixe típico do Peru) deixam um sabor marcante. Além disso, camarão, peixe, polvo e lula completam a mistura de sabores que remetem ao mar. Delícia.
 |
Causa de Camarón (batata amassada com aji amarillo, limão, sal e azeite, com cobertura de camarão empanado, legumes em conserva e coentro). |
O velho e bom purê de batata mas bem temperado, salgadinho, sem medo de incutir sabores. O camarão empanado em cima da causa estava como se espera de um camarão servido num restaurante de ponta - leve e saboroso, combinando com a batata amassada.
Entre as opções de pratos principais, escolhemos o Lomo Andino Grillado: um belo medalhão de filé, no ponto ideal (de mal passado para ao ponto), ao molho de pimenta do reino (bem salgadinho e redundantemente saboroso), acompanhado de batatas gratinadas em camadas com um molho que torna o prato ainda mais delicioso.
 |
Lomo Andino Grillado (Medalhão de Filé migon, grelhado ao molho de pimenta do reino, mostarda e huacatay servido com batata gratinada huncaína) |
O outro prato principal foi o Lomo Saltado. Um prato aparentemente simples, mas bem harmonizado. As fritas, em formato diferente, estavam bem macias por dentro e não eram nada oleosas. A cebola roxa destacou-se com um adocicado perfeito. O tomate suculento. O arroz surpreendentemente saboroso. E, por último, a carne em pedaços pequenos, com um molho em perfeita harmonia.
 |
Lomo Saltado (Filet mignon em tiras, cebola, tomate, gengibre ao Wok flambé com pisco, molho de soja e vinagre, acompanha batatas fritas e arroz) |
Até que enfim, chegamos na sobremesa, que, em comparação com os outros pratos, se apequenou. Não que estava ruim. Pelo contrário, também gostamos. Mas, como nosso forte não é a sobremesa e como os outros pratos estavam ao meu gosto (bem temperado e no ponto de sal - o que é díficil encontrar), a nossa escolha final, Crocante de banana e Suspiro de Limeña, ficou um pouco distante.
 |
Crocante de Banana (Envelope de banana em massa crocante, acompanha sorvete de chocolata branco e fios finos de toffee) |
 |
Suspiro de Limeña (Tradicional sobremesa, redução de leite condensado e leite evaporado finalizado com merengue de vinho do porto) |
O Crocante de banana quentinho, combinou com o sorvete de chocolate branco, que, por sinal, realmente tinha sabor, diferente de alguns. A banana contextualizava com o crocante, formando um belo par.
O doce de leite da segunda sobremesa estava bem gostoso, leve, não enjoativo e doce o suficiente. Porém, o merengue deixou a desejar, pois o vinho do porto (tradicionalmente marcante) ficou longe e o sabor do pó de canela, que o enfeitava, é que sobressaiu.